segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Atendendo a pedidos

Na rádio Duda desta semana, atendemos ao pedido de nossos fieis ouvintes!

No churras do Diego, JP e outros disseram que nunca tinham ouvido o Gov’t Mule (lê-se “Government Mule”). E isso não pode continuar dessa forma! O mundo é melhor com o Mule nele.

Formado em 1994, pelo guitarrista Warren Haynes e o baixista Allen Woody, do Allman Brothers (aguardem post sobre eles), com o baterista Matt Abts (que deve ser primo do John Malkovich), a ideia do Mule era ser apenas um projeto paralelo. Um trio nos moldes dos poderosos power-trios das décadas de 60 e 70, tipo Cream.

Abts e Woody eram muito bons, mas Haynes é top ten, tanto como guitarrista como quanto vocalista. Viva o sul dos EUA! Pelo menos quanto à música!

De lá pra cá, foram 10 álbuns de estúdio e uma porção ao vivo (alguns shows com quatro, cinco horas de duração!). Logo depois do 3º, em 2000, o baixista bateu as botas. Os dois remanescentes lançaram dois álbuns antológicos na sequência, reunindo-se com vários baixistas lendários, um por faixa: “Deep End- Part I” (2001) e “Deep End- Part II” (2002). Tocam nesses álbuns, gente do calibre de: John Entwistle (cf post da semana passada), Flea, Jack Bruce (do Cream), Jason Newsted (Metallica) etc.

Aliás, a característica de fazer jams é coisa do Mule. Todo álbum e todo show tem convidado(s) especial(is) e set diferente, mesclando sons próprios e covers (na verdade, versões bastante inusitadas de bandas clássicas e atuais).

Depois disso, incorporaram outros baixistas à banda, mas a posição parece ter vodu e ninguém esquenta muito a cadeira nela. Também efetivaram um tecladista, Danny Louis.

O último disco é deste ano: "Shout", lançado no mês passado.

Tem gente que prefere os sons mais bluseiros do Mule. Outros, os mais pesados. Outros ainda, os covers. Para não falar dos fãs das baladas...

Tentando ser fiel a todos, selecionei minhas favoritas:


“She said, she said (cover do Beatles)”: http://www.youtube.com/watch?v=UiBfeKqUOtc
“Million miles from yesterday” (sugestão muitíssimo bem vinda do Felipe): http://www.youtube.com/watch?v=RapX04Z7NXo
“Soulshine (minha “favorita do mundial”, com um monstro chamado Chuck Leavell no órgão e no Wurlitzer, e Little Milton na segunda guitarra e vocais)”: http://www.youtube.com/watch?v=ijsritrkiAA
“When the World gets Small (do último disco, com vocais e teclados do mestre Steve Winwood – cf o post dele com Clapton de algum tempo atrás)”: http://www.youtube.com/watch?v=bY3M5TvN5bg
  

Espero que goste, JP! Se não gostar, mente!

Stay tuned!

Duda

Nenhum comentário:

Postar um comentário