segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Manassas!

Bom dia, ouvintes!

Hoje uma banda pouco conhecida, mas com um som incrível: Manassas!
Formada em 1971, lançou dois álbuns (“Manassas”, 1972 e “Down the road”, 1973) e acabou. Quem viu, viu; quem não, pode ouvir aqui, em sua rádio de segundas-feiras.

Algumas caras são conhecidas. Isso porque a banda foi montada por Stephen Stills (ex-Buffalo Springsfield e ex-Crosby, Stills, Nash [às vezes Young]) quando do fracasso da turnê de seu segundo álbum solo. A ideia era se juntar com caras de talento, músicos de estúdio e amigos que entendiam do babado para tentar experimentar vários ritmos e reinventar o próprio som. Na onda, quase que o Bill Wyman, dos Stones, se torna um membro do Manassas. Acabou gravando apenas uma faixa do álbum de estreia.

A Flying Burritos Brothers, uma dissidência dos Byrds, composta pelas lendas do Country-Rock Gram Parsons e Chris Hillman, também estava se desfazendo, e o Hillman se juntou ao Manassas (é o urso do cabelo duro que canta e toca guitarra, em pé, ao lado do Stills). O percussionista, Joe Lala, tocou com todo mundo, incluindo gente que não toca nesta rádio, como Whitney Houston e Bee Gees. Os outros caras tocavam no CSNY ou em projetos de alguns deles.

Estou linkando uma apresentação de divulgação do primeiro álbum (que é duplo). Aqui, eles tocam quase o lado A inteiro (chamado The Raven – cada lado tem um nome: “The Raven”; “The Wilderness”; “Consider” e “Rock & Roll is Here to Stay”), com algumas das músicas do resto do disco. É um desfile de Blues, Rock, Country-rock, com algumas pitadas de Caribe aqui e acolá (por conta da percussão)!


A banda era muito acima da média e as músicas são muito boas, com levadas distintas, que se alternam e mesclam. O disco de estreia chegou a número 4 na Billboard e mereceu críticas fantásticas. A Allmusic chamou-o de "obra-prima escancarada", ao passo em que a Rolling Stone afirmou que Stills provava que ainda (“stills”, capice?) tinha a boa música viva dentro dele. Mas a melhor de todas foi a do engenheiro de som, Howard Albert, que disse: “Manassas foi uma das melhores e mais subestimadas bandas dos anos 1970. Aquele álbum duplo, junto com o “Layla” do Eric Clapton – no qual eu e Ron Albert também trabalhamos – são os melhores de que já fizemos parte [...] Manassas podia tocar, literalmente, qualquer coisa.”

Aos que gostarem, o youtube tem os dois álbuns na íntegra. Valem a pena!

Em tempo: Manassas é a cidade da Virgínia, palco de batalhas famosas da Guerra de Secessão, e na qual a banda bateu fotos logo que se formou.

Abraços e até semana que vem!

Stay tuned!

Nenhum comentário:

Postar um comentário